O que é Lucro Presumido e como calcular

Escolher o regime de tributação de uma empresa é um dos fatores mais importantes para seu funcionamento. Os regimes tributários variam em complexidade, regras, forma de calcular e alíquotas aplicadas.

O Lucro Presumido é uma das principais alternativas em regimes tributários utilizados pelas empresas brasileiras. É preciso ter conhecimento sobre o seu funcionamento para avaliar se essa é uma opção vantajosa e fazer os cálculos corretamente.

O que é Lucro Presumido

O Lucro Presumido é a forma de tributação simplificada do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

O Lucro Presumido é baseado na presunção do lucro da empresa em determinado período. Ou seja, em vez de recolher os tributos baseados no lucro real auferido, é feita uma presunção de acordo com as características da empresa.

Quem pode optar

Os requisitos para aderir ao Lucro Presumido são apenas que se fature abaixo de R$ 78 milhões anuais e que não se opere em ramos específicos, como bancos e empresas públicas.

As empresas que utilizam esse regime têm alíquotas de imposto que podem variar de acordo com o tipo de atividade que exercem. As porcentagens vão de 1,6% até 32% sobre o faturamento.

Como calcular

O passo a passo para calcular o Lucro Presumido é:

  1. Conhecer o seu faturamento no período de apuração (trimestre)
  2. Identificar qual é a margem de lucro presumida
  3. Aplicar a margem de lucro presumida sobre o faturamento
  4. Calcular o tributo devido de acordo com a alíquota prevista na legislação

Impostos do Lucro Presumido

O empreendedor precisa ficar atento aos diversos impostos que precisam ser recolhidos no Lucro Presumido. A frequência de cada imposto pode variar.

As empresas optantes devem recolher outros tributos de acordo com suas normas próprias, como PIS, COFINS, ICMS e ISS, além do Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.

Não sabe em qual regime de impostos sua empresa melhor se encaixa? Fale com nossa equipe de gestão tributária!



Deixe uma resposta